Untitled Document

 




FAZENDA FIGUEIREDO VISITA SEKITA AGRONEGÓCIOS

No dia 07 de junho, integrantes da diretoria e técnicos da Fazenda Figueiredo visitaram a Agropecuária Sekita, em São Gotardo, Minas Gerais.

Hoje, com aproximadamente 550 vacas em lactação e 16.000 litros de leite por dia, a Sekita Agronegócios tem um grande projeto de leite, o qual a meta é chegar a 45.000 litros de leite por dia com 1.500 vacas em lactação. Com técnicas modernas, vem crescendo de forma rápida para a obtenção de vacas de alta performance, tanto para leite quanto para tipo, tem parceria com fornecedores de genética dos melhores criadores da raça holandesa dos estados do Paraná e Minas Gerais. Se coloca no mercado basicamente como a única fazenda do Brasil onde existe uma plena sintonia entre uma agricultura extremamente eficiente com uma recém-criada pecuária ambiciosa.

Aprendemos muito, para nós foi uma aula particular de matemática (eles fazem muita conta!) e o que mais nos chamou a atenção foi o alto grau de gestão, organização e planejamento. Em uma época de falta de mão de obra especializada, o grupo Sekita pode se projetar para ser o maior produtor de leite da América latina, pois está em estudo um novo projeto para 5.000 vacas em lactação.

O Grande trunfo da Sekita Agronegócios, com toda certeza, é a integração entre agricultura e pecuária, o trabalho é fantástico, o rodízio da braquiária é fundamental para a cultura de alho e cenoura. Daí surgiu a idéia da integração, no qual a vaca consome a braquiária na forma verde e de feno. O esterco, depois de tratado, é conduzido a um campo de compostagem, onde o processo ganha corpo e é produzido adubo. A economia é de 15% e pode chegar até a 50% no futuro, além da economia de energia proveniente de biodigestores do tratamento de dejetos.

O sistema de trabalho da Fazenda Figueiredo é muito parecido com o deles, ambos têm a possibilidade de produzir muito leite devido à alta tecnologia empregada na agricultura, possuem tecnologias e produções de diversas culturas em pivô central, podendo a todo momento produzir alimento para as vacas e devolver para o solo a quantidade e qualidade de adubo necessário para a alta produtividade de alimentos.

Luiz Figueiredo, diretor geral da Fazenda Figueiredo, agradece a toda a família Sekita pela atenção a nós dispensada. Desde o momento em que nos conhecemos, percebemos a grande afinidade pelo fato de trabalharmos de forma parecida. Quem sabe a Fazenda Figueiredo também pode estudar um novo projeto de leite e assim estarmos juntos entre os maiores produtores de leite do país.
 

 Texto: Reinaldo Carlos Figueiredo, revisado por Vanessa Bortolanza Figueiredo.


Veja todas as notícias


2014 - Fazenda Figueiredo - Todos os direitos reservados.
Rua A - Quadra 48 - Lote 10 s/n - Setor Noroeste - Caixa Postal 01 - CEP 73850-000 - Cristalina - Goiás - FoneFax - (61) 3612-1480